O propósito principal do Marketing Digital é a identificação, definição e a criação de vantagens competitivas na Internet.

Planejamento

O primeiro passo é elaborar um plano,

O Plano de Marketing Digital é para todos que desejam utilizar a INTERNET como meio de ganho competitivo. E tem o objetivo de orientar na elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao mercado de atuação que possibilitem a captação de clientes, o aumento das vendas e da lucratividade do negócio. Um Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele a empresa pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade. Conhecendo o mercado a empresa será capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização, produtos e serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso do negócio.

Planejar como ponto de partida o investimento se direcionará a alcançar o tão almejado objetivo, o retorno positivo.

Conteúdo

Marketing de Conteúdo: Sempre leve conteúdo de interesse e de qualidade

Uma empresa que acredita no Marketing Digital como uma chance de ganhar competitividade e aumentar as vendas se comunica com conteúdo de excelência. Portanto saber quem são eles, Homens, Mulheres, Adolescentes, Adultos, Idosos, onde estão, do que gostam que permite definir a forma certa da comunicação, qual linguagem adotar, de que forma abordar, e é isso que ajuda a traçar um perfil e a definir um público-alvo.

Agora, conhecê-lo bem, que permite produzir conteúdo específico, que o mesmo se identifique, de modo a transformar visitantes em fãs, com isso trazê-los de volta ao canal com mais frequência. Então, quer atingir um público específico? Fale a língua dele. Levar conteúdo bom e interessante é falar com propriedade sobre a Marca e o que ela Comercializa, mas não se limitando somente a falar de vendas, pois, empresas que utilizam os canais de comunicação apenas para estes fins, tendem a espantar o público, utiliza-los também para falar sobre o mercado e trazer assuntos de interesse também são bem vindos. Propor debates, estimular compartilhamentos e conversas é o que levam as pessoas a interação. Isso irá trazê-las cada vez mais para perto do seu negócio e elas, por sua vez, ajudará espontaneamente a expandi-lo.

Use chamadas criativas e lembre-se: Um bom conteúdo é o que gera engajamento.

Comunicação

Comunicação Visual: Uma boa imagem diz muito mais do que mil palavras

Muitas das vezes, e na maioria delas e também por questões de tempo e indisposição do próprio usuário, ainda mais em um universo onde a palavra de ordem é sim acesso rápido a informação. Levar diretamente aquele longo conteúdo em texto, de qualidade, mas que se exige certo tempo e certa complexidade para ler e entender seu conteúdo metódico e explicativo, não seja o suficiente para engajar até mesmo um público ávido por informação e qualidade é sim, por fim ignorado. Longos textos tendem a espantar o público.

Então, por esse motivo, por que não utilizar imagens? Já que para um bom entendedor uma imagem diz mais do que mil palavras juntas. E se associada a uma boa frase de chamada, sempre costuma trazer bons resultados, é fato, a informação sempre leva a uma ação.

E mesmo que a chamada para ação seja ignorada a primeira instancia uma boa imagem associada a uma frase chamariz, será facilmente memorizada e posteriormente encontrada, quando já se tenha tempo e disposição para se colher tal informação. É isso que esperamos do público, que seja atingido e com isso se sinta engajado o bastante para clicar ou até mesmo a compartilhar.

E-mail

E-mail Marketing: Mantenha contato constante e aumente a taxa de retorno

A geração de tráfego e o engajamento são peças importantes no mundo do marketing digital, mas manter o relacionamento e a atividade constante com os clientes que já converteram é muito mais, principalmente quando se tratar de oferecer vantagens. Fazer o envio de newsletter, uma espécie de boletim informativo enviado regularmente para a base de clientes, apresentando novidades ou qualquer tipo de condição especial é uma forma de cativar e manter o relacionamento com os clientes e costuma trazer bons resultados.

O e-mail marketing é uma das maneiras mais econômicas de se fazer marketing direto, principalmente quando comparado a outras formas de promover uma marca. Além de que pode apresentar resultados em pouco tempo, e também é possível mensurar, em um único envio, quantas pessoas acessaram o site, quantas realizaram uma compra ou clicaram em um link. O e-mail marketing é uma estratégia econômica, segmentada e abrangente, de cativar clientes. Mas atenção, a utilização da ferramenta como estratégia de captação de novos clientes, deve ser sim, e sem dúvidas, analisada e executada com cautela e ética, para que não se caracterize em uma ação desastrosa como SPAN.

Outro motivo que justifica tal uso é o controle da lista de destinatários, de modo que seja possível tanto incluir como excluir clientes que, porventura, venham a manifestar o desejo de receber ou não os e-mails. Outra característica importante dessa estratégia é que se pode disparar e-mails somente para um determinado segmento ou público, e também existe a possibilidade de fazer uma integração com as redes sociais, ou algum produto em específico. Fazer um acompanhamento contínuo do E-mail marketing é fundamental para que se possa medir o crescimento da lista de contatos, e assim segmenta-lo, e com isso se consiga avaliar o retorno que tal ação promove, como um aumento no tráfego ou nas vendas, e de forma muito eficiente.

Representação

Catálogo Digital: Representa e apresenta melhor produtos ou serviços oferecidos pela empresa

Aqui a abordagem é sim a representação de uma empresa e a apresentação dos produtos ou serviços oferecidos.

Ha muito tempo a maneira mais eficiente de apresentar uma linha de produtos e suas especificações ou descrever por menores uma serie de serviços e suas características e, até mesmo, lançar e divulgar uma nova linha completa de produtos ou serviços no mercado é, de fato, mas não uma das mais econômicas muito menos sustentável, um catálogo. Isso se deve ao fato de que em um único documento reúna-se uma historia e toda informação necessária para o bom entendimento, representando assim com excelência a marca de uma empresa.

Mas agora, e ainda mais, por razões de sustentáveis, não disponibiliza-lo necessariamente no formato impresso, também, e sim em formatos digitais, o que com certeza terá uma disponibilidade fácil e abrangente com um custo relativamente baixo, sem contar com a questão, e a mais importante, a agregação de valores à empresa.

Não imprima! Faça Marketing Digital com Qualidade e Sustentabilidade

 

Desenvolvido por Agência Web Aliança Operações de Marketing Digital Direto © 2017 CNPJ: 17.930.763/0001-34