Dicas de como fazer boas fotografias e obter os melhores resultados

#Fotografias

“Fazer boas fotografias não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer”

A habilidade em fotografar vai muito além de um simples apertar de um botão. E este ato independe do tipo, modelo ou custo da câmera. Veja a seguir algumas dicas básicas para melhorar suas fotos.

#Enquadramento

“Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto”

Deslocar o objeto principal do centro da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante. Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

#Flash Atrapalha

“As vezes o flash ajuda, em outras atrapalha”

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito perto pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta querer iluminar com flash onde o foco é um assunto situado a 15 metros de distância. Estude ângulos e distâncias!

#Flash Ajuda

“Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário”

Em uma foto contraluz, por exemplo, o flash pode ser usado como luz de preenchimento. Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o por do sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso, o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

#Fundo

“Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar uma foto”

A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quanto o que vem em primeiro plano. Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco assim como dar vida a foto. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça. Ou ainda um poste com fios logo atrás dela. Primeiro escolha o melhor fundo, depois faça a foto.

#Retratos

“Aproxime-se! Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é a pessoa em si”

Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada em volta e um pequeno sujeito desaparecendo no meio da imagem. Para closeup de uma pessoa, mantenha o visor na vertical. Já para um grupo de pessoas, utilize o visor na horizontal.

#Olhe nos Olhos

“Tire fotos na altura dos olhos da pessoa”

Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, abaixe-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela. Fotos feitas de cima para baixo distorcem e minimizam a pessoa fotografada. O resultado visual é “miniatura de gente” ou com o efeito contrario um “gigante”.

#Fotos Verticais

“Muitos assuntos exigem uma foto vertical”

Se o foco tiver mais linhas verticais, como uma árvore, flor ou uma escada, vire a câmera. Mas, antes de fotografar examine cuidadosamente com a câmera qual o melhor enquadramento, horizontal ou vertical?

#Aproveite a Luz

“Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a”

Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado. A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavizar contornos, sendo adequada para tirar retratos. É preciso muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente à do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparentes. Já notou como sempre se fica feio em foto 3×4? Fuja deste tipo de efeito.

#Cor

“A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance”

Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade. A configuração para dias ensolarados, normalmente indicados por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos. Experimente também os ícones de WB sombra e flash, para dias de sol. Podemos também fotografar com o WB de forma errada, para causar clima em nossas fotos.

#Experimente

“Não há dica melhor do que esta: experimente! O segredo da fotografia está nas tentativas e erros”

Leia por completo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis. A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser observando sempre o bom senso.

#Baterias

“Câmeras digitais são vorazes consumidoras de energia, principalmente quando o visor de cristal líquido está operando e o circuito de auto focus opera de maneira contínua”

O visor deve ser desligado sempre que possível, e o foco automático deve operar da forma mais econômica, ou seja: o foco deve ser feito apenas no momento em que a fotografia for realizada. A maioria dos menus permite programar o tempo em que o visor será desligado para economia de energia. Toda bateria deve estar descarregada por completo, antes de ser carregada novamente. Alguns carregadores são inteligentes, isto é, descarregam a carga antiga primeira, carregando novamente em seguida. Basta acionar a tecla refresh. Se você ainda não dispõe deste tipo de carregador, use o flash pop up (embutido na câmera) e faça alguns disparos, até que a bateria esteja descarregada. A vida útil média de uma bateria é de 2 anos.

#Transferir

“A transferência das imagens para o computador pode ser feita, basicamente de duas formas:”

A câmera é conectada diretamente ao computador através de cabos USB que geralmente fazem parte dos acessórios ou a “mídia” é retirada da câmera e colocada diretamente em um “leitor”, isto é, um dispositivo de entrada que já esteja conectado ao computador. Antes de baixar, crie uma pasta em seu micro, para facilitar sua futura localização.

Desenvolvido por Agência Web Aliança Operações de Marketing Digital Direto © 2017 CNPJ: 17.930.763/0001-34